Hispéria (ou Hespéria) 1. Uma das ninfas inácides concebidas pelo potâmoi Ínaco 2. Hispânia ou Península Ibérica (Hespérica), tal como referida por Camões 3. Cidades dos Estados Unidos da América (Califórnia e Michigan) 4. Asteróide descoberto em 1861 por Giovanni Schiaparelli 5. Espécie de insecto (Aphaenogaster hesperia) 6. Espécie de gastrópode (Inodrillia hesperia) 7. Região do planeta Marte (Planum Hesperia) 8. Espécie de borboleta 9. Jornal (Hesperia) académico de Arqueologia 10. Cidade da Península Ibérica para onde confluem viajantes de todas as partes do mundo e centro mundial de estudos em mitologia (Hispéria).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O matadouro municipal de Hispéria

tristao da cunha
Eduard Grass e Jennifer Grass, gémeos, gerem o matadouro municipal de Hispéria. E não só o gerem como matam tudo o que há para matar. A viver em Hispéria desde 2005, chegaram à cidade no dia de Todos os Aparecimentos, um dia muito celebrado. Padecem de asma e glaucoma, doenças endogâmicas comuns entre os habitantes de Edimburgo dos Sete Mares, capital da Ilha Tristão da Cunha, umas das remotas ilhas do arquipélago com o mesmo nome. Eduard Grass e Jennifer Grass sorriem muito e, sem pestanejar, abatem um boi gigante. O boi cai para o lado. Jennifer lava o animal com um potentíssima agulheta de água - na morte, os bovinos defecam com brutalidade. Eduard encosta-se a uma palete de caixas de madeira e acende um cigarro. Jennifer brinca com ele, fingindo que lhe vira a agulheta. Eduard estica o braço para trás, como que ameaçando dar-lhe uma palmada.
- Isto aqui é muito bom - diz Eduard Grass. - Em Edimburgo dos Sete Mares é um miséria: primos casando entre si, homens encornando as mulheres (muitas delas delas suas tias) com as sobrinhas... É o preço das restrições geográficas - e ri como um perdido, repetindo "restrições geográficas" duas vezes. - Isto até parece que estou na televisão a falar... é de matar a rir.
Jennifer aponta a agulheta aos pés de Eduard e molha-lhe os pés.
- Se não estás quieta levas uma palmada - diz, furioso, Eduard.
Jennifer vira-lhe as costas e volta ao trabalho.
- De modos que é isto - rebate Eduard.
Os gémeos deixarão a cidade durante o verão de 2014 e viajarão para a República da Guatemala, onde esperam empregar-se no matadouro municipal de La Nueva Guatemala de la Asunción.

Sem comentários:

Enviar um comentário