Hispéria (ou Hespéria) 1. Uma das ninfas inácides concebidas pelo potâmoi Ínaco 2. Hispânia ou Península Ibérica (Hespérica), tal como referida por Camões 3. Cidades dos Estados Unidos da América (Califórnia e Michigan) 4. Asteróide descoberto em 1861 por Giovanni Schiaparelli 5. Espécie de insecto (Aphaenogaster hesperia) 6. Espécie de gastrópode (Inodrillia hesperia) 7. Região do planeta Marte (Planum Hesperia) 8. Espécie de borboleta 9. Jornal (Hesperia) académico de Arqueologia 10. Cidade da Península Ibérica para onde confluem viajantes de todas as partes do mundo e centro mundial de estudos em mitologia (Hispéria).

sábado, 30 de junho de 2012

120, os quilos de Alvarez


Alvarez apressa-se atrás de mim pelas escadas, ouço o silêncio de 120 quilos a castigarem os degraus.
- Espere um pouco, por favor.
O rapaz de não mais de 18 anos da recepção acompanha-o. Depois de se assegurar que ele me encontrou, dá meia volta e volta para o posto de trabalho.
- Chama-se Henrique Luz? - pergunta ele.
Franzo o sobrolho.
- Desculpe a pergunta, o rapaz mencionou-o quando falávamos dos clientes...
- Chamo-me Henrique Luz - respondo-lhe.
- Tem um irmão chamado Afonso Luz e uma irmã chamada Anabela Luz, não tem? É filho de Manuel Pereira Luz e de Acácia Silva Melo? Os seus avós paternos vivem em Évora?
Respondo-lhe que sim. Ali estava eu, a 400 quilómetros de casa, sem ligações a ninguém, e aquele homem atarracado a recitar a minha genealogia, até chegar a parentes que nunca tinha ouvido falar e a graus de parentesco que não sabia existirem. Alvarez sorriu e soprou como que cansado. Disse qualquer coisa sobre a sua memória prodigiosa e sorriu ainda mais. O seu dente reflectiu a luz amarela da lâmpada em forma de vela.
- Em Hispéria somos muito dados ao estudo das mitologias, a minha especialidade são as mitologias familiares.
De seguida explicou-me com grande detalhe as suas próprias origens, remontando ao séc. IV. Os seus antepassados tinham fugido a uma invasão de animais selvagens junto à orla marítima onde é a actual Turquia, atravessaram os Estreitos Turcos e instalaram-se em Itália. Dedicavam-se à olivicultura e sempre geraram famílias numerosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário