Hispéria (ou Hespéria) 1. Uma das ninfas inácides concebidas pelo potâmoi Ínaco 2. Hispânia ou Península Ibérica (Hespérica), tal como referida por Camões 3. Cidades dos Estados Unidos da América (Califórnia e Michigan) 4. Asteróide descoberto em 1861 por Giovanni Schiaparelli 5. Espécie de insecto (Aphaenogaster hesperia) 6. Espécie de gastrópode (Inodrillia hesperia) 7. Região do planeta Marte (Planum Hesperia) 8. Espécie de borboleta 9. Jornal (Hesperia) académico de Arqueologia 10. Cidade da Península Ibérica para onde confluem viajantes de todas as partes do mundo e centro mundial de estudos em mitologia (Hispéria).

domingo, 15 de julho de 2012

O meu tio Alcides

Quando em passagem por Hispéria, o meu tio Alcides julga antever na igreja de Paula Mónica a salvação do mundo. Encostado às suas malas, admira a ostentação frágil do edifício: "Ali mandaria, na vez de um rei gordo e de um vassalo igualmente gordo, construir uma janela ampla; ampla como um rio, ampla como a savana de África; enfim, ampla e arejada, que este sítio bem precisa de melhores ares e horizontes". É muito difícil encontrar o meu tio. Há muitos tipos de viajantes, ele é do tipo imprevisível, podemos encontrá-lo num acampamento nómada atravessando o deserto salgado acompanhado por uma mulher cheia de ossos e duas crianças de olhos verdes, como de seguida estará em Nova Iorque a fotografar os falcões do Central Park. Viaja para salvar o mundo, diz.
- Quando tudo isto acabar, nada mais restará do que a memória do mundo.
Fecha os olhos, eleva o nariz e a voz, e o seu bigode de explorador de finais do séc. XIX oscila na brisa da tarde. Detém-se dois segundos e retoma a conversa.
- O grande mal do mundo está representado nesta igreja, através do rei gordo e do vassalo pançudo. A este mundo falta perder barriga. Os índios Tupiara-Cotapaca, do interior da Amazónia, cultivam um fungo no interior de árvores gigantescas para as ingerir em forma de sopa, dizem curar os inchaços causados pelas feitiçarias. São um povo saudável e não há barrigudos nem gordos entre eles; nem entre eles, nem entre todas as tribos de índios num raio de milhares de quilómetros. Talvez também nós precisemos de algo assim para exorcizar os nossos excessos e rasgar estes horizontes tão apertados, talvez também nós tenhamos de aprender como perder barriga, para que possamos olhar o mundo sem ter o umbigo no campo de visão.
Coloca as mãos na cintura e arqueia as costas para trás. A sua barriga desenha uma sombra proeminente na calçada da rua.
- Em Guachape, no México, o meu bom amigo Galvez confessou-me correr todas as manhã, quando lhe invejei a forma física. Um hábito bastante tonto, respondi-lhe, seria espúrio praticar jogging no meio de bisontes logo pela manhã, correndo o risco de ser atropelado, ou podendo atropelar algum mais descuidado. O bom Galvez... Sonhou um dia casar em Monróvia, e foi o que fez. Um bando de rebeldes estragou-lhe a boda, e assaltou os carros da comida. Mas cumpriu o sonho. Um bom homem, o Galvez.
Muitos africanos entram na igreja de Paula Mónica para pagar promessas. Um liberiano transporta uma cabra às costas, 5 crianças giram em torno dele, e mais atrás uma gravidíssima mulher vestida de farrapos arrasta-se em dores - as águas acabaram de rebentar e o líquido amniótico escorre pela rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário