Hispéria (ou Hespéria) 1. Uma das ninfas inácides concebidas pelo potâmoi Ínaco 2. Hispânia ou Península Ibérica (Hespérica), tal como referida por Camões 3. Cidades dos Estados Unidos da América (Califórnia e Michigan) 4. Asteróide descoberto em 1861 por Giovanni Schiaparelli 5. Espécie de insecto (Aphaenogaster hesperia) 6. Espécie de gastrópode (Inodrillia hesperia) 7. Região do planeta Marte (Planum Hesperia) 8. Espécie de borboleta 9. Jornal (Hesperia) académico de Arqueologia 10. Cidade da Península Ibérica para onde confluem viajantes de todas as partes do mundo e centro mundial de estudos em mitologia (Hispéria).

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O mundo inteiro

Flávia tem razão, a canalização da estalagem é um pesadelo. Não consigo tomar banho sem que a água falhe duas vezes ou sem que a água se engane na mistura e venha, alternadamente, gelada e escaldada. Alvarez ficou hoje de me entregar um livro com a minha árvore de família completa, que o faria com gosto, que não é todos os dias que encontramos um ramo da família perdido, etc. Alvarez passou a ser o meu familiar mais próximo num raio de vários quilómetros. Pelo menos até encontrar o meu tio. Confirmou vir ao meu encontro amanhã pela manhã. Marcou para o mercado de Hispéria, junto às frutas tropicais. Diz sentir-lhe a falta, e em mais lado nenhum se compra fruta assim: abacate da Guatemala, ananás do México (de um vilarejo chamado Blanconobes), acerola das Antilhas, cacau da Amazónia, groselha preta e jatobá do Brasil, entre muitas outras. As vendedoras vestem a rigor: saias berrantes a roçar o chão, chapéus elegantes de palha adornados a penas de pavão e colares de conchas do mar.
Pergunto à Flávia se nunca mandaram arranjar a canalização. Ela responde que sim, a um venezuelano que passou o tempo a dormir.
- Mas não há venezuelanos emigrantes.
- Estamos em Hispéria. O mundo inteiro passeia nestas ruas.

Sem comentários:

Enviar um comentário